15:48

Carboidratos

Os carboidratos constituem nossa principal fonte de energia. Suas formas mais simples são os açúcares, como a glicose e a frutose que, combinadas, formam a sacarose. As féculas, como pão, massas, arroz e outros cereais, correspondem à principal fonte de carboidratos complexos. Esses alimentos também contem vitaminas, proteínas e minerais.

Os carboidratos compõem um grupo de substâncias químicas formadas por moléculas simples, conhecidas como sacarídeos, que se combinam para constituir seus dois principais tipos: os açúcares ou glicídeos e os amidos.
Os açúcares são carboidratos simples, formados por uma ou duas moléculas de sacarídeos, chamados monossacarídeos ou dissacarídeos. Seu sabor é doce e sua absorção, muito rápida. Os açúcares mais comuns são sacarose ou açúcar de cana, a lactose ou açúcar de leite e a frutose ou açúcar da fruta.
Os amidos são carboidratos complexos, constituídos por pelo menos dez moléculas de sacarídeos, que precisam ser decompostas antes de serem absorvidas pelo organismo. Encontram-se em frutas, vegetais e alimentos derivados de grãos, como o pão e cereais. Apesar de sua absorção ser mais lenta do que a dos açúcaressimples, constituem fonte de energia por excelência. Os carboidratos são responsáveis por cerca de 50% de uma dieta saudável.