21:06

Propriedades do Tomate

O Tomate



Variedades:  Comum, Ficarazzi, Marglobe, Pêra, Ponderosa, Rei Humberto, Rutgers,  Santa Cruz,  Stone, e etc.
Algumas dessas variedades hortículas são muito boas para saladas, por serem frutos grandes, suculentos e saborosos, porém, por serem delicadas, seu tranporte e conservação são delicadosm, para fins comerciais, até certo ponto prejudicado.
Na horta caseira, entretanto é muito fácil, basta uma terra adubada, sementes, água, estacas para firmar seus galhos... em pouco tempo, está pronta a colheita.
O comum é grande, vigoroso, irregularmente gomado, vermelho-escarlate. Cachos de 4 a 10 frutos. Muito cultivado no Sul do Brasil.
0 Pêra é pequeno, piriforme, vermelho. Dá em pencas. Abundante produção. Em S. Paulo é muito cultivado para a indústria de massas.
O Santa Cruz, tem como característica inconfundível - umbigo. Resistente às pragas.
O Rei Humberto é pequeno, retangular, bicelulado, vermelho-escuro, sabor brando. Em pencas, 5 a 8 quilos por planta (por pés).
O Ficarazi é achatado e grande, irregularmente gomado, é um dos maiores tomates. Chega a pesar aproximadamente 750 gramas.
O Marglobe é globular, ligeiramente deprimido na parte superior, escarlate-brilhante, liso, sólido, carnoso. O tamnanho varia - médio a grande.
O Rugtgers - Poucas sementes. É redondo, vermelho-brilhante, grosso, liso.
O Stone é deprimido e grande, liso, vermelho- escarlate. Ótimo paladar.
O Ponderosa é bem grande, chato, de desigual formato, amarelo. Variedade pouco conhecida no Brasil.


Propriedades
O tomate contém:

Calorias (em 100 gramas)20,0
Água94,70%
Hidratos de carbono3,40%
Proteínas1,00%
Gorduras0,30%
Sais0,70%
 

Em 100 gramas de tomate há:

Vitamina A850 U. I.
Vitamina B1 (Tiamina) 80 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina)113 mcg
Niacina 0,450 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) 34,300 mg

O tomate fornece as seguintes proporções (miligramas em 100 gramas):

Potássio275,00
Fósforo 43,00
Sódio 10,00
Cálcio 9,00
Cloro 6,50
Enxofre 4,00
Ferro 1,67
Uso medicinal
É antiescorbútico, antitóxico, anti-tuberculoso, depurativo e alcalinizador do sangue, desinfetante de chagas e úlceras, emoliente, hepático, laxante, mineralizador, tônico e etc.
"Favorece o crescimento e a ossificação. Grande número de pessoas pensam que o tomate é escandescente e irrita o tubo digestivo. Isso é inverdade (segundo estudos relacionados em pesquisas do Dr, Deodato de Morais). As propriedades de suas sementes os tornam refrescantes e emolientes intestinais. São receitados mesmo contra as mais resistentes prisões de ventre".

O tomate é benéfico para o cérebro, sendo especialmente recomendado para as pessoas que sofrem de desgaste mental; escrófula - é uma inflamação de gânglio linfático ou linfonodo submandibular e cervical e que está associada à tuberculose; escorbuto, neurites, raquitismo, hipotemia, doenças do fígado, enfermidades na pele, escorbuto, inflamações internas  incluindo garganta, polineurite. Graças ao seu conteúdo de iodo é muito bom contra o bócio.
Alguns médicos dizem:  tomate cura o câncer.

Em picadas de insetos ou mordida de animais venenosos os tomates são desintetantes e curativos. Coloca-se sobre o lugar afetado, compressas de tomate – polpa e suco, renovando de hora em hora.

Estudos feitos, demonstraram que os tomates e os vegetais crus, constituem melhor recurso para dissolver qualquer gênero de cálculos renais.

O tomate protege o organismo contra infecções bactericidas, fraqueza  geral,  perturbações digestivas e pulmonares. Tem efeito antisséptico e neutraliza qualquer detrito de natureza ácida.

É laxante, beneficia contra obesidade,

Se plicado topicamente  em forma de cataplasma desinflama hemorróidas.  Também cortado em rodelas e aplicado sobre é também excelente remédio contra as hemorróidas.

Usa-se também para curar tumores, em forma de cataplasma ou em rodelas.

Para desinflamar os olhos, aplica-se rodelas de tomates (sempre muito bem lavados e enxaguados com água filtrada ou água mineral confiável – em qualquer aplicação.

O tomate é excelente alcalinizador do sangue, sendo assim, recomendado ao sangue excessivamente ácido.

Excelente também contra artrite, eczema, erupções cutâneas,  gota, reumatismo e etc.

Para combater a nefrite - inflamação dos rins, responsável por metade dos problemas renais: toma-se: suco de tomate com suco de dois ou três talos de aipo, um ou dois copos ao dia.

Combate a artrite: suco de tomate com salsa é excelente.

Combate a caspa ou seborréia e queda de cabelo: aplica-se o suco do tomate cozido no couro cabeludo. Tente pegar um tomate BEM maduro e aplicar no couro cabeludo, contra caspa e queda.

Para eliminar cravos no rosto: lave bem o rosto, em seguida corte uma rodela de tomate bem maduro e passe sobre todo o rosto, aguarde por 10 minutos e retire com água. É maravilhoso!

Para eliminar calos e verrugas, aplique rodelas de tomates durante a noite.

Bom resultado na amigdalite e inflamações em geral na garganta, o suco de tomate verde em gargarejos, juntamente com uma compressa quente de tomates maduros (rodelas quentes o suficiente – morna +) com azeite de oliva, ao pescoço.

Em forma de cataplasma, usa-se para curar feridas.

As folhas do tamateiro, trituradas e ligeiramente assadas em forma de cataplasmas, são bons emolientes nas inflamações.

Queimaduras de sol, passar várias vezes ao dia, rodelas de tomate.

Valor alimentício

O tomate contem muito potássio, mineral que exerce importante papel na eliminação e participa na digestão do açúcar, das proteínas e das gorduras, entra na composição do tecido muscular.

O tomate é o mais rico em magnésio que qualquer outro alimento comum, por isso é muito importante para os ossos e dentes. O cálcio forma a base da estrutura óssea, mas é o magnésio que cimenta o cálcio e torna os ossos duros e firmes. Os dentes encerram apenas 0,5% mais magnésio do que o esqueleto, mas basta pequenas porção extra para torná-los resistentes.

O tomate possui sódio em abundância, elemento necessário ao funcionamento normal do organismo e que, participa na assimilação e na eliminação.

O tomate encerra muito cloro e igualmente ferro, porém, não mais que o espinafre, aipo, couve e etc.

Também se encontram no tomate o cálcio, ferro e fósforo.

Os tomates fornecem vitaminas: A, B, C e P.

O tomate maduro é capaz de conservar seu valor nutritivo original, mesmo cozido, desde que contando com higiene e realizado em tempo curto. Alguns nutricionistas, consideram os tomates cozidos iguais aos crus, frescos, ao que se diz respeito ao teor vitamínico, desde que cozidos rapidamente (repetindo)

Os tomates deveriam, se possível, serem incluídos em nossas refeições diárias.

Contra indicações

Em forma de salada, os tomates devem ser bem maduros; ao contrário torna-se nocivo ao fígado e coração, provando também, prisão de ventre.

Ao tomate não se deve agregar vinagre, nem mesmo suco de limão, pois o ácido oxálico nele contido, combinado com outro ácido é tóxico e causa cálculos nos rins e etc. Então, aquela antiga idéia – costume de molho à campanha sabemos agora que é prejudicial à saúde.

Os tomates verdes são prejudiciais especialmente aos que sofrem de lesões renais, enfermidades cardíacas, reumatismo, artrite, hidropisia, afecções nervosas, cálculos no fígado ou da bexiga.

De modo geral, o tomate não beneficia aos que sofrem com fermentações no estômago.