02:28

Teu Fígado - Olga Mendonça

Olá  !  
Sou  teu fígado !
 
Permite que eu  me apresente!

Como podes  gostar e cuidar de mim, se não me  conheces?
 
Sou  o maior órgão do  teu corpo e estou  localizado no lado superior  direito do abdômen  , protegido pelas costelas  (gradio costal).
  Sou responsável por aproximadamente
  5.000 (cinco mil) funções vitais,
  produzindo a grande maioria das substâncias essenciais para manter funcionando o resto do teu organismo.

Sou  um grande laboratório!
 
Produzo  a bile que é levada  ao intestino delgado  para se juntar ao  processo de digestão. 
Eu  mantenho as reservas  de ferro que tu  necessitas, bem como  as vitaminas e outros  minerais. Também produzo hormônios, proteínas e enzimas que mantêm teu corpo funcionando normalmente.
 
Tenho  participação na produção  de substâncias
  que ajudam o sangue a coagular e um papel importante na decomposição do colesterol e de medicamentos. Sem mim não terias forças para levar tua vida adiante! 

Eu  armazeno todas as toxinas,  venenos, álcool, substâncias  químicas e drogas que  entram em teu corpo.  Minha função é quebrar  quimicamente estes venenos,  de modo que possam  ser mais facilmente  eliminadas pelos rins  e pela pele.
 
Sou  um depósito de toxinas.  Elas permanecem em mim  por bastante tempo até  serem processadas. Se  a carga se torna  excessiva, fico impedido  de trabalhar adequadamente  e o processo digestivo  se torna difícil. 




Eu  reservo energia, como  uma bateria, armazenando     açúcar (carboidratos  e gorduras) até que  dele necessites. Sou  eu quem  alimenta  o teu cérebro de  energia e o faz  funcionar. Sem mim,  entrarias em estado  de coma! 





 
  Na verdade, nem poderias te levantar da cama se eu não estivesse trabalhando!




É importante que gostes de mim!
Mas não te peço muito...Basta que me trates bem! Não me entupas de álcool - cerveja, uísque ou cachaça!
Se bebes com frequência , podes me lesionar para o resto das nossas vidas!




 




E  eu me lesiono facilmente...                                                   Estas lesões chamadas   "cirrose“,  são  permanentes.




Toma  cuidado com o hábito  da auto-medicação!            Os medicamentos  são importantes, mas  ao  tomares remédios  sem necessidade, podes  me sobrecarregar e intoxicar!




 
Todos  os medicamentos são  produtos químicos e  quando tu os combina  sem a aprovação de  um médico, podes criar  algo venenoso e prejudicar-me  seriamente.





  E saibas, eu não me queixo. Se me maltratas, não poderei avisar-te que estou em perigo!


Outra  coisa importante - cuida  da tua alimentação!                                                                           Não abuses dos alimentos gordurosos!


Eles  podem me deixar coberto  de gordura  e se  isso acontecer, desequilibrarei  vários sistemas do  teu corpo!                                                                             Alimenta-te com  uma dieta balanceada.  
Sou  vulnerável aos diversos  vírus da hepatite, os quais vivem no sangue, na saliva, nas fezes e no sêmem humano.
Quase  sempre sou capaz de  destruir esses vírus,  mas às vezes eles  são mais fortes que  eu e me infectam,  causando-me muito dano. 
 
Os  vírus  da hepatite  C, são transmitidos  pela transfusão de  sangue e hemodiálise,  pelo uso de drogas  intravenosas, material cortante  ou perfurante de uso  coletivo, sem esterilização  adequada: procedimentos médicos/odontológicos, tatuagens, piercing, manicure, etc.
 
Já  o vírus da hepatite  A, é transmitido através  da água e dos  alimentos, enquanto o  da hepatite B, através  dos contatos íntimos,  da mãe infectada para  o recém nascido e  pelo uso do sangue  infectado.
 
Então  observa a procedência  do sangue que acaso  precises receber, dos  alimentos e da água  que ingeres e toma  cuidado com a higiene  ao toalete. Usa preservativos  com novos parceiros,  exige que os instrumentos  que perfurem tua pele  ou boca sejam esterelizados. 
ATENÇÃO
Segundo  a Tradicional Medicina  Chinesa, sou um órgão  regido pela energia da madeira. Por isso, como uma planta, se me tiras um pedaço, sou capaz de me regenerar e crescer novamente. 
Sou  eu quem controla teu  sistema nervoso e exerço  uma atividade importante  sobre teus pensamentos.
Quando  estou desequilibrado, não  consegues te concentrar  e nem ter clareza  mental. Também te enervas  facilmente, ficas instigado  às brigas, predisposto  à  dores de cabeça,  na nuca e região  lombar... 
 
Ainda  segundo a milenar Medicina  Chinesa, 
sou  a morada das HUN,  seres espirituais que  zelam por tua saúde.   
 
E  elas não gostam, absolutamente,  da raiva e
suas  toxinas venenosas! 

Quando  te tornas irado, sou  agredido pelas toxinas  do estresse. Se isso  ocorre com frequência,  as HUN me abandonam   e  fogem do  teu corpo...
 
Então,  torno-me endurecido e  o teu humor cada  vez pior. 
Na  antiguidade, Hipócrates  classificou os principais  temperamentos humanos de  acordo com os humores  predominantes. Ele denominou  temperamento bilioso - que significa cheio de bilis e de raiva, irritável - aquele dominado por minha atuação negativa ...



 




As  toxinas da raiva são  um veneno que não  consigo metabolizar...E elas  podem me destruir, tornando-me  um sério candidato ao câncer...
Além  disso, quando envenenado  pela raiva, afetarei  o teu coração, que  tornar-se-á impaciente e  rancoroso, incapaz de  sentir amor, alegria  e respeito.
E  isso, facilmente, pode  destruir teus relacionamentos...





 




A  única forma de convencer  as HUN a
  voltarem ao teu corpo, é praticares atos de bondade para contigo mesmo e para com os outros. Quando transformares tuas atitudes raivosas em tolerância,conciliação e solicitude, elas ficarão ao teu lado, trazendo-te saúde e sorte!
Entendes  agora que precisas buscar  a Sabedoria do Viver,  para poderes enfrentar  os desafios do dia  a dia, com inteligência,  calma e serenidade? 
Compreendes  a importância de te  apaziguares com todas  as circunstâncias da  tua vida e todos  os seres à tua  volta?




Como  vês, tua vida, saúde  e  felicidade, dependem  de que cuides muito bem de mim e de ti!
 
Evita o estresse. Correr contra o relógio é hábito perigoso. Cultiva o bom humor. Pra que levar a vida tão a sério? Procura sorrir e brincar. Permita-te o lazer e o prazer. Descontração e diversão são essenciais para manter-me desopilado !





 





Busca  o teu bem-estar através  do contato com a  natureza, da prática  de exercícios físicos,  do relaxamento e principalmente,  da meditação, que  te conecta com a  Fonte da Vida!




 




Que  as HUN te dêem   uma saúde  vibrante e muita sorte !

Obrigado  por tua atenção ! 
Teu  silencioso companheiro, 
O  fígado
 
Texto  adaptado do livro:                                                                                                  CHI NEI  TSANG – A MASSAGEM DOS ÓRGÃOS INTERNOS - Mantak Chia
Formatação:  OLGA MENDONÇA
Psicóloga