21:10

Oração da Noite

(Ignácio  Larrañaga)
Meu  Pai,
agora  que as vozes silenciaram
e  os clamores se apagaram,
aqui  ao pé da cama
minha  alma se eleva a Ti para dizer:
creio  em Ti, espero em Ti,
amo-te  com todas as minhas forças.
Glória  a Ti, Senhor!
Deponho  em tuas mãos a fadiga e a luta,
as  alegrias e desencantos deste dia
que  ficou para trás.
Se  os nervos me traíram,
se  os impulsos egoístas me dominaram
e  dei lugar ao rancor e à tristeza,
perdão,  Senhor! Tem piedade de mim!
Se  fui infiel, se pronunciei palavras vãs,
se  me deixei levar pela impaciência,
se  fui um espinho para alguém,
perdão,  Senhor!
Nesta  noite não quero me entregar ao sono
sem  sentir sobre a minha alma
a  segurança da tua misericórdia,
tua  doce misericórdia
inteiramente  gratuita, Senhor. 
Eu  te agradeço, meu Pai,
porque  foste a sombra fresca
que  me cobriu durante todo este dia.
Eu  te agradeço porque
– invisível, carinhoso, envolvente –
cuidaste  de mim como uma mãe
em  todas estas horas. 
Senhor,  ao redor de mim
tudo  já é silêncio e calma...
Envia  o anjo da paz a esta casa.
Relaxa  meus nervos,
sossega  o meu espírito,
solta  as minhas tensões,
inunda  meu ser de silêncio 
e  de serenidade.
Vela  por mim, Pai querido,
enquanto  eu me entrego 
confiante  ao sono
como  uma criança que dorme
feliz  em teus braços.
Em  teu nome, Senhor, 
descansarei  tranquilo(a)!
Assim  seja!
COMENTÁRIO
         Formatei e agora comento esta oração do Larrañaga porque tocou meu coração e muito me ajudou a reconsiderar, mais uma vez, uma série de atitudes minhas para com as pessoas. 
         Hoje estou profundamente convencido de que somente podemos ser fortes, éticos e equilibrados se formos capazes de um contato sincero e confiante com Deus através da oração. Para isso, como ensinou Jesus, não é preciso muito coisa nem muitas palavras... Basta adentrarmos nosso quarto, fecharmos a porta e abrirmos o coração na certeza de somos ouvidos de bom grado pelo Pai. Bem-aventurados aqueles que conseguem proceder assim! 

Pe.  Luiz Carlos
lcnascimento50@hotmail.com