19:36

Beterraba: Rica em vitaminas e um super antioxidante!

De sabor adocicado e cor intensa, essa raiz possui muito mais benefícios do que se acreditava!

Hoje, existem muitos tipos de beterraba, mas as mais conhecidas são a branca (cultivada em países frios para a extração do açúcar) e a vermelha, que usamos na alimentação.


Por ter um sabor doce e ser fonte de extração de açúcar é comum acreditarmos que a beterraba vermelha possui grande valor calórico, mas isto não é verdade: 100 gramas desta hortaliça têm apenas 50 calorias!


Quando consumida crua, todas as propriedades nutricionais são mantidas. E vitaminas e minerais não faltam para essa hortaliça!

Rica em antocianinas, contém poderosos antioxidantes que podem ajudar a diminuir os riscos de problemas cardiovasculares, além de cuidar da pele e dos olhos, pois esses antioxidantes protegem os pequenos vasos sanguíneos.


Além disso, não possui gordura e é fonte de vitamina A, C, cálcio e ferro, por isso a beterraba é tão famosa para o combate à anemia.


Excelente fonte de fibras (4 colheres de sopa possuem 3g), é ótima para o bom funcionamento do intestino além de promover saciedade, sendo ideal para incrementar o cardápio de pessoas que buscam o emagrecimento.


Se você é atleta, use e abuse da beterraba! Um estudo realizado pela University of Exeter, na Grã-Bretanha, mostrou que pessoas que tomam suco de beterraba têm uma resistência física 16% maior enquanto fazem exercícios físicos.


Os cientistas descobriram que além de uma ótima fonte de energia, o nitrato encontrado nessa raiz ajuda a diminuir a quantidade de oxigênio consumida pelo corpo humano, o que deixa o exercício menos cansativo.


Outra pesquisa, publicada pela Associação Americana do Coração indica que esse suco, contém uma substância que tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, além de diminuir o risco de AVC e doenças cardíacas.


Confira agora algumas dicas para o consumo desta poderosa raiz:


• Use sua criatividade: além de ser consumida cozida ou crua em saladas, você pode fazer  bolos, mousses, patês, suflês, vitaminas e sucos, incluí-la em sopas e tortas , além de mais nutritiva, sua preparação ficará com uma cor mais bonita e alegre.


• Ao utilizar a beterraba cozida, use a água que sobra para incrementar seu arroz ou patê de queijo, assim nenhum nutriente será perdido com o cozimento.


• As folhas da beterraba possuem mais nutrientes que a raiz, assim as folhas podem ser consumidas refogadas ou no recheio de bolinhos e omeletes.


• Para manter as beterrabas vermelhas, cozinhe-as inteiras, com casca e com 5 cm do talo, acrescentando 2 colheres (sopa) de vinagre na água.


• Alguns temperos combinam muito com ela, pois realçam seu sabor adocicado: são a cebola, a salsa, a noz-moscada, limão e cravo-da-índia.

Fonte: hhttp://www.emagrecendo.net.br/sua_alimentacao/sua_alimentacao/id/802/r/beterraba-rica-em-vitaminas-e-um-super-antioxidante
Imagem: http://danielelias.zip.net/arch2009-12-06_2009-12-12.html

ATENÇÃO: A responsabilidade deste artigo é exclusiva de seu respectivo autor (fonte).l