23:38

Dona de Casa Profissão Importante - No Século Passado?

Você já parou para pensar na importância do trabalho doméstico?
Talvez não, porque as tarefas domésticas não são valorizadas nem mesmo por quem faz. Mas com muito jeito e carinho, esse panorama pode começar a mudar.

Bife à milanesa outra vez? Você só sabe fazer isso?
É, ninguém reconhece o tempo que você perdeu na cozinha, fazendo milagres com a única carne com preço e qualidade razoavel que você encontrou no açougue. /esse tempo poderia ser seu, gasto no cabeleireiro, na leitura de um libvro, tanto faz; mas você o dedicou à família e teve em troca uma cobrança que não esperava receber.

Essas coisas acontecem porque a maioria das pessoas não valorizam o trabalho da Dona de Casa, essencial para o bom andamento das coisas. Se não fosse você, seu marido não conseguiria chegar pontualmente ao trabalho, bem vestido e bem alimentado. Sem você, seria obrigado a se atrasar por ter que lebar as crianças à escola ou faltar, porque uma delas poderia estar doente e, a sair mais cedo ou dormir mais tarde,  para passar a roupa que iria usar no dia seguinte.

Enquanto ele dá duro no escritório ou na fábrica, você faz o mesmo em casa, cuidando dos filhos, como isso às vezes é difícil, ajudando-os na lição ou consolando-os por alguma desavença na rua, pagando contas, fazendo uma verdadeira via-sacra para comparar preços e comprar de quem vende mais barato, lavando e passando a roupa,usando a criatividade para preparar o jantar...

Ufa! Em um só tempo você e arrumadeira, babá, psicóloga, gerente adminisatrativa, governanta, secretária. A diferença entre suas atividades e a desses profissioais é que eles puderam escolher suas carreiras e além do mais, ganham dineiro com elas. Quer mais? Todos realizam arefas que realizem também em benefício próprio, enquanto você não tem nem ao menos a satisfação de ver sua dedicação reconhecida.

Reaja!
valorize seu trabalho! Conscientize-se de que os serviços de casa, aparentemente tão óbivios e mínimos, são fundamentais para a vida da família e, consequentemente, para o mundo no qual todos se movimentam.

Começe a se dar conta, de que suas possibilidades de fazer outras coisas e também ser reconhecida, são muitas. Reflita mais sobre si mesma, suas vonades, habilidades, dons. Perceba como o cansaço e o mau humor acontecemsempre que você se desvaloriza, acha que "não faz nada" e dá tudo aos outros, sem reservar sequer um tempiho para cuidar de suas coisas, de  seus interesses.

Divida as tarefas domésticas e mesmo que a princípio isso pareça estranho e sem propósito para os outros membros, insista. Se no começo cada um tirar o próprio prato da mesa já está ótimo. aos poucos eles vão passar a ajudá-la a louça e com a arrumação das camas.
Depos, com muito jeitinho, faça com que não deixem toalhas no chão do banheiro ou no do quarto. Logo, logo eles não estarão deixando nem mesmo meisas sujas jogadas pelo chão do quarto.

Acostume seus filhos desde cedo a gruardarem os brinquedos antes de dormir e a cuidar das próprias coisas. Não se incomode se a colcha ficar meio esquisita sobre o colchão, o que vale é a intenção - não critique.
lém de democráico e justo, esse sistema vai criar hábitos de independência em seus filhos e ensiná-los, na prática, a respeiar o serviço doméstico. 

Mas, principalmente, vai fazer com que sobre um tempinho para você vai gastar como bem entender. Isso tanto faz para homens ou mulheres modernos, nesse nosso tempo.